SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Crenças e práticas de cuidado entre mães residentes em capitais e pequenas cidades BrasileirasExperiências infantis e risco de abuso físico: mecanismos envolvidos na repetição da violência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

PEREIRA, M. Graça  e  PEDRAS, Susana. Vitimização secundária nos filhos adultos de veteranos da Guerra Colonial Portuguesa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 702-709. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400010.

Este estudo avaliou a vitimização secundária em filhos adultos de veteranos da Guerra Colonial Portuguesa e sua relação com outras variáveis psicológicas. A amostra incluiu 80 filhos. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Vivências Familiares na Infância; Escala de Avaliação Resposta ao Acontecimento Traumático; Questionário de Estilo de Vida e as versões portuguesas do Brief Symptoms Checklist e Health Symptoms Checklist. Os resultados revelaram que 27.5% dos filhos possuíam diagnóstico de Vitimização Secundária (VS) e 66% apresentavam Sintomatologia de Vitimização Secundária (SVS). Esta última encontrava-se positivamente associada à psicopatologia e às vivências familiares negativas na infância. Além disso, os filhos com SVS apresentavam mais sintomas físicos e adotavam menos comportamentos de saúde. Os resultados enfatizam a necessidade de intervenção nesta população.

Palavras-chave : Vitimização Secundária; Filhos; Veteranos; Guerra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português