SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Secondary victimization in adult children of Portuguese Colonial War veteransDifferent looks for a child with multiple diagnoses: stability or possibility of change? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BERGAMO, Lilian Paula Degobbi  and  BAZON, Marina Rezende. Experiências infantis e risco de abuso físico: mecanismos envolvidos na repetição da violência. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 710-719. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400011.

Este estudo verificou a transmissão geracional do abuso físico, investigando variáveis relacionadas às práticas educativas e de cuidados recebidas na infância e a qualidade de relacionamento com os pais em dois grupos, um formado por cuidadores notificados aos Conselhos Tutelares (G1) e outro sem histórico de violência contra os filhos (G2). Um percentual significativamente maior de G1 avaliou ter sofrido punição física na infância de forma mais grave e mais freqüente que G2, caracterizando abuso físico e/ou psicológico. Ademais, os participantes do G1 avaliaram sua relação com os responsáveis e o ambiente familiar no qual foram criados de modo mais negativo que G2. Os resultados permitiram descrever alguns mecanismos envolvidos na transmissão geracional da violência, oferecendo pistas para a prevenção.

Keywords : Relações Familiares; Disciplina da Criança; Abuso Infantil; Transmissão Geracional; Aprendizagem [Apego].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese