SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Child's experiences and risk of physical abuse: mechanisms involved in repeating violenceCommunicative interaction in a playful context of two children with Down Syndrome, autistic behavior and deprivation of stimuli author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

TSUJI, Eneida Miyuki; MOYSES, Maria Aparecida Affonso  and  BATISTA, Cecilia Guarnieri. Diferentes olhares em relação a uma criança com múltiplos diagnósticos: estabilidade ou possibilidade de mudança?. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp.720-729. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400012.

A atuação profissional voltada para crianças com problemas de origem orgânica, com prognóstico desfavorável, merece reflexão, por sua relação com o desenvolvimento psicológico da criança. Foi realizado o estudo de caso de uma criança com diagnósticos de problemas orgânicos e queixas de comportamentos agressivos e competitivos. Analisou-se sua participação, durante três anos, em projeto de intervenção em grupo, com foco em seus modos de participação e interações com parceiros. Foram identificadas competências e modalidades cooperativas de participação, que se tornaram mais diversificadas e complexas ao longo do período de observação. O estudo permitiu uma ampliação do olhar para as possibilidades e dificuldades da criança, sugerindo análises mais abrangentes do desenvolvimento de crianças com múltiplas queixas.

Keywords : Desenvolvimento e Deficiência; Diagnóstico e Prognóstico; Estratégias de Intervenção em Grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License