SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Experiências infantis e risco de abuso físico: mecanismos envolvidos na repetição da violênciaInteração comunicativa em contexto lúdico de duas crianças com Síndrome de Down, comportamentos autísticos e privação de estímulos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

TSUJI, Eneida Miyuki; MOYSES, Maria Aparecida Affonso  e  BATISTA, Cecilia Guarnieri. Diferentes olhares em relação a uma criança com múltiplos diagnósticos: estabilidade ou possibilidade de mudança?. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 720-729. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400012.

A atuação profissional voltada para crianças com problemas de origem orgânica, com prognóstico desfavorável, merece reflexão, por sua relação com o desenvolvimento psicológico da criança. Foi realizado o estudo de caso de uma criança com diagnósticos de problemas orgânicos e queixas de comportamentos agressivos e competitivos. Analisou-se sua participação, durante três anos, em projeto de intervenção em grupo, com foco em seus modos de participação e interações com parceiros. Foram identificadas competências e modalidades cooperativas de participação, que se tornaram mais diversificadas e complexas ao longo do período de observação. O estudo permitiu uma ampliação do olhar para as possibilidades e dificuldades da criança, sugerindo análises mais abrangentes do desenvolvimento de crianças com múltiplas queixas.

Palavras-chave : Desenvolvimento e Deficiência; Diagnóstico e Prognóstico; Estratégias de Intervenção em Grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português