SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Different looks for a child with multiple diagnoses: stability or possibility of change?Verbal fluency and sociodemographic variables in the aging process: an epidemiological study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versión impresa ISSN 0102-7972

Resumen

CASTRO, Glenda Saccomano; PANHOCA, Ivone  y  ZANOLLI, Maria de Lurdes. Interação comunicativa em contexto lúdico de duas crianças com Síndrome de Down, comportamentos autísticos e privação de estímulos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 730-738. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400013.

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar o processo de interação comunicativa entre duas crianças que apresentam comportamentos autísticos associados à síndrome de Down e entre estas e a terapeuta, enfocando modalidades de comunicação verbal e não-verbal estabelecidas durante brincadeiras de faz-de-conta. As duas crianças têm histórias de vida com privação de estímulos. Os dados foram coletados em sessões fonoaudiológicas semanais durante 6 meses. Após a transcrição dos episódios, a partir da vídeo-gravação das sessões realizadas, as análises evidenciaram desenvolvimento qualitativo na interação comunicativa entre as crianças e a terapeuta, possibilitando o compartilhamento de significados e inserção destes sujeitos nas situações sociais apresentadas.

Palabras llave : Desenvolvimento Cognitivo; Síndrome de Down; Interação Comunicativa; Autismo; Brincadeira de Faz-de-Conta.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués