SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4The influence of communication with family and peer group on well-being and risky behavior of Portuguese adolescentsPediatricians' ideas about child development and education índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Psicologia: Reflexão e Crítica

versión impresa ISSN 0102-7972

Resumen

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca; PIETA, Maria Adélia Minghelli  y  TUDGE, Jonathan Richard Henry. Além da polidez: a expressão de gratidão em crianças e adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 757-764. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400016.

Apresentam-se resultados de um estudo sobre a expressão da gratidão em crianças e adolescentes. Quatrocentas e trinta crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos (58% do sexo feminino) responderam às perguntas: "O que tu mais queres?" e "O que tu farias para a pessoa que te desse o que tu mais queres?". As respostas dos participantes à segunda pergunta foram submetidas à análise de conteúdo, considerando-se quatro tipos de gratidão: verbal, concreta, conectiva e finalistica. A seguir, realizou-se uma análise da frequência das categorias nas diferentes idades. Verificou-se um decréscimo na frequência de gratidão concreta com o avanço da idade e um aumento do tipo conectiva. Os resultados, discutidos à luz da literatura, sugerem questões para novas pesquisas.

Palabras clave : Gratidão; Desenvolvimento; Crianças; Adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés