SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Beyond politeness: the expression of gratitude in children and adolescentsContributions from Gallese's neurophysiology and Bruner's psychology to the understanding of social learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NUNES, Cristina. Concepções dos pediatras acerca da educação e do desenvolvimento infantil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 765-772. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400017.

Na Andaluzia (Espanha), os pediatras são a principal fonte técnica de aconselhamento sobre o desenvolvimento e a educação infantil. No entanto existe um conhecimento limitado sobre as suas ideias, práticas e habilidades para orientar os pais. Neste estudo, através da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a vinte e seis pediatras, descrevem-se os objectivos da agenda pediátrica, as percepções sobre as práticas parentais e as mensagens educativas transmitidas aos pais. Os resultados mostram que a agenda pediátrica é centrada sobretudo nos temas biomédicos, como alimentação, prevenção de acidentes e crescimento. O desenvolvimento e a educação da criança não são prioridades e os temas relacionados com o desenvolvimento psicomotor e linguagem são abordados sobretudo para preencher a história clínica.

Keywords : Concepções; Pediatras; Práticas Parentais; Educação; Desenvolvimento Infantil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English