SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Beyond politeness: the expression of gratitude in children and adolescentsContributions from Gallese's neurophysiology and Bruner's psychology to the understanding of social learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NUNES, Cristina. Concepções dos pediatras acerca da educação e do desenvolvimento infantil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 765-772. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400017.

Na Andaluzia (Espanha), os pediatras são a principal fonte técnica de aconselhamento sobre o desenvolvimento e a educação infantil. No entanto existe um conhecimento limitado sobre as suas ideias, práticas e habilidades para orientar os pais. Neste estudo, através da análise de conteúdo das entrevistas realizadas a vinte e seis pediatras, descrevem-se os objectivos da agenda pediátrica, as percepções sobre as práticas parentais e as mensagens educativas transmitidas aos pais. Os resultados mostram que a agenda pediátrica é centrada sobretudo nos temas biomédicos, como alimentação, prevenção de acidentes e crescimento. O desenvolvimento e a educação da criança não são prioridades e os temas relacionados com o desenvolvimento psicomotor e linguagem são abordados sobretudo para preencher a história clínica.

Keywords : Concepções; Pediatras; Práticas Parentais; Educação; Desenvolvimento Infantil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English