SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Pediatricians' ideas about child development and educationAcute pain perception in panic disorder patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SAMPAIO, Patrícia da Silva; LEME, Maria Isabel da Silva  and  LERNER, Rogério. Contribuições da neurofisiologia de Gallese e da psicologia de Bruner para a compreensão da aprendizagem social. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 773-780. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400018.

O artigo propõe algumas articulações que se podem estabelecer entre novos achados da neurofisiologia - no caso, a atuação dos neurônios-espelho e a plasticidade neural - e outros oriundos da psicologia, visando uma melhor compreensão da aprendizagem social. Vários desses achados recentes fornecem apoio para conceitos da psicologia como a importância essencial da intersubjetividade, da linguagem e da cultura para o desenvolvimento psicológico, não só do indivíduo, mas também da espécie humana. Mais especificamente, evidenciam um aspecto até o momento menos considerado no que se refere à cognição social - o papel do entendimento direto e implícito das ações, emoções e sensações para a compreensão do outro, para o estabelecimento e desenvolvimento das relações sociais. Nesse sentido, são traçadas relações entre elementos dos âmbitos biológico e cultural. Gallese e Bruner são os autores tomados como referência para a presente reflexão.

Keywords : Neurônios-Espelho; Aprendizagem Social; Gallese; Bruner.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English