SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Pediatricians' ideas about child development and educationAcute pain perception in panic disorder patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SAMPAIO, Patrícia da Silva; LEME, Maria Isabel da Silva  and  LERNER, Rogério. Contribuições da neurofisiologia de Gallese e da psicologia de Bruner para a compreensão da aprendizagem social. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 773-780. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400018.

O artigo propõe algumas articulações que se podem estabelecer entre novos achados da neurofisiologia - no caso, a atuação dos neurônios-espelho e a plasticidade neural - e outros oriundos da psicologia, visando uma melhor compreensão da aprendizagem social. Vários desses achados recentes fornecem apoio para conceitos da psicologia como a importância essencial da intersubjetividade, da linguagem e da cultura para o desenvolvimento psicológico, não só do indivíduo, mas também da espécie humana. Mais especificamente, evidenciam um aspecto até o momento menos considerado no que se refere à cognição social - o papel do entendimento direto e implícito das ações, emoções e sensações para a compreensão do outro, para o estabelecimento e desenvolvimento das relações sociais. Nesse sentido, são traçadas relações entre elementos dos âmbitos biológico e cultural. Gallese e Bruner são os autores tomados como referência para a presente reflexão.

Keywords : Neurônios-Espelho; Aprendizagem Social; Gallese; Bruner.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English