SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Alma, corpo e a antiga civilização grega: as primeiras observações do funcionamento cerebral e das atividades mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

IRIGARAY, Tatiana Quarti; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto  e  GOMES, Irenio. Efeitos de um treino cognitivo na qualidade de vida e no bem-estar psicológico de idosos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 810-818. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400022.

INTRODUÇÃO: A funcionalidade cognitiva de idosos está relacionada à sua saúde, à qualidade de vida e ao bem-estar psicológico, sendo considerada um indicador importante de envelhecimento ativo e longevidade. OBJETIVO: Verificar os efeitos de um treino cognitivo na qualidade de vida e no bem-estar psicológico de idosos. MÉTODOS: 76 idosos saudáveis, divididos em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE recebeu doze sessões de treino cognitivo, que envolvia a instrução e prática de exercícios. RESULTADOS: Após o treino, os idosos do GE apresentaram melhor desempenho cognitivo, melhor percepção de qualidade de vida e maiores índices de bem-estar psicológico. CONCLUSÃO: Conclui-se que intervenções cognitivas que incluem tarefas de atenção, memória e funções executivas podem contribuir para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar psicológico de idosos.

Palavras-chave : Treino Cognitivo; Qualidade de Vida; Bem-Estar Psicológico; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português