SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Assessment Scale for Body Dysmorphic Disorder (AS-BDD): psychometric propertiesConstruction and psychometric evidences of a visual perception scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  and  SANTOS, Manoel Antonio dos. A medida positiva dos afetos: bem-estar subjetivo em pessoas casadas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp. 11-20. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000100003.

Este estudo teve por objetivo analisar as correlações entre os fatores do bem-estar subjetivo (BES) em uma amostra de 106 pessoas casadas há 16,11 anos em média. Foram aplicados: Questionário Sociodemográfico, Questionário de Classificação Socioeconômica e Escala de Bem-estar Subjetivo (EBES). Para análise dos dados utilizou-se um software R e modelo multivariado para compreensão das correlações entre os domínios de BES. Todos os fatores da EBES mostraram-se correlacionadas entre si de modo significativo também em pessoas casadas, o que corroborou os resultados do estudo de validação da escala. Destaca-se a necessidade de estudos futuros que avaliem o BES em casais (díades), o que pode contribuir para a investigar se essa noção sofre influência do cônjuge ou apenas da situação conjugal.

Keywords : Bem-estar subjetivo; afetos positivos; afetos negativos; satisfação com a vida; casamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese