SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Zulliger and social skills: validity evidences in business contextDrugs, violence and emotional aspects in prisoners índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia: Reflexão e Crítica

versión impresa ISSN 0102-7972

Resumen

PRIMI, Ricardo et al. Inteligência, idade e escolarização: dados da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.1, pp.79-88. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000100010.

A inteligência é comumente dividida em fluida (Gf), entendida como habilidade de raciocínio ou inteligência como um processo, e cristalizada (Gc) como as habilidades mais associadas à aprendizagem e experiência (habilidades associadas aos conhecimentos). No presente trabalho, o objetivo foi investigar os efeitos que a escolarização e a idade exercem sobre Gf e Gc tomando os resultados dos alunos nos subtestes da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Este estudo considerou uma amostra composta por 1722 estudantes respondendo 603 à forma A dessa bateria e 1119 à sua forma B. Os resultados apontam relações sistemáticas entre inteligência, escolaridade e idade. Também se enfatiza a dificuldade em se separar os efeitos do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem formal no desempenho cognitivo dos alunos.

Palabras clave : Inteligência; inteligência fluida [cristalizada]; psicometria; escolarização; idade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons