SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The Rorschach technique and the ICD-10 criteria for schizophrenia diagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COSTA, Carolina Severino Lopes da; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque  and  CIA, Fabiana. Intervenção com monitores de Organização Não-Governamental: diminuindo problemas de comportamento em crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 411-421. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300001.

Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção com monitores de uma Organização Não-Governamental sobre os problemas de comportamento de crianças escolares. Participaram do estudo seis monitores, 24 crianças (idade variando entre oito e 11 anos), e pelo menos um de seus responsáveis. O programa de intervenção foi dividido em duas partes: (a) capacitação direcionada aos monitores para lidar com problemas de comportamento das crianças e (b) consultoria sobre aspectos organizacionais da instituição. As crianças foram avaliadas em quatro momentos: antes de qualquer intervenção, após a capacitação, após a consultoria e 10 meses após o término da consultoria. Nessas etapas de avaliação, utilizaram-se os seguintes instrumentos: Questionário de Capacidades e Dificuldades, Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais-Versão para Professores e Protocolo de Observação dos Problemas de Comportamento Infantil. Em comparação ao pré-teste, as crianças apresentaram no pós-teste 1 e pós-teste 2: (a) diminuição estatisticamente significativa dos valores de média referentes aos problemas de comportamento, (b) aumento estatisticamente significativo dos valores de média com relação aos índices associados ao repertório de habilidades sociais. Pode-se afirmar que a intervenção foi eficaz para minimizar problemas de comportamento das crianças.

Keywords : Problemas de comportamento; programa de intervenção; crianças em situação de risco; organização não-governamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese