SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Using the Social Skills Inventory in the diagnosis of Social Anxiety DisorderSingularities of gender in the representations of attachment during pre-school time author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARVALHO, Sónia Cortinhas; MARTINS, Eugénio Joaquim  and  BARBOSA, Maria Raquel. Variáveis psicossociais associadas à cirurgia ortognática: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 477-490. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300007.

A cirurgia ortognática é um tipo de tratamento orto-cirúrgico indicado para pacientes com deformidade dentofacial. Este tema tem ganhado repercussão na comunidade científica e, mais recentemente, no ramo das ciências psicológicas, pois as pessoas recorrem cada vez mais a este tipo de tratamento e os psicólogos começam a ser contratados para responderem às necessidades emocionais destes pacientes. Este artigo dedica-se a uma revisão da literatura, dos últimos nove anos, visando explorar particularmente se determinadas características psicossociais do paciente contribuem para a eficácia do tratamento ortocirúrgico. A nossa pesquisa identificou catorze estudos e os resultados são apresentados por setores: (a) fase pré-operatória, (b) fase pós-operatória a curto e médio prazo, (c) fase pós-operatória a longo-prazo. Verificámos que algumas características dos pacientes e uma relação de proximidade estabelecida com os profissionais de saúde parecem contribuir para a satisfação, porém, é apoio psicológico de caráter preventivo dos fatores de risco que parece determinar o sucesso do tratamento orto-cirúrgico. A demasiada valorização das expectativas de benefícios psicológicos, a insegurança na tomada de decisão, o desconhecimento dos custos emocionais da cirurgia, o pobre suporte social (ou a pressão dos familiares) e as perturbações psicopatológicas justificam a utilidade do apoio psicológico. Finalmente são apontadas algumas características psicológicas, positivas e negativas, do paciente assim como sugestões para futuras investigações.

Keywords : Cirurgia ortognática; variáveis psicossociais; pré-operatório e pós-operatório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese