SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Memories and prevalence of posttraumatic stress disorder in intensive care unitsPerfectionism and attachment representations in young adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RAFIHI-FERREIRA, Renatha El; PIRES, Maria Laura Nogueira  and  SOARES, Maria Rita Zoéga. Sono, qualidade de vida e depressão em mulheres no pós-tratamento de câncer de mama. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 506-513. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300010.

Este trabalho investigou a qualidade de sono de mulheres com câncer de mama e suas relações com qualidade de vida e depressão. Cinqüenta mulheres com câncer de mama (grupo clínico) e cinqüenta controles responderam um questionário médico-demográfico e ao instrumento Pittsburgh Sleep Quality Index. O grupo clínico também respondeu aos instrumentos Quality of Life Cancer-Survivor e Brief Zung Self-Rating Depression Scale. Verificou-se que mulheres com câncer tinham significativamente mais queixas de nictúria, calor e despertares noturnos. O grupo clínico com má qualidade do sono apresentou comprometimento na qualidade de vida e mais sintomas de depressão. Em geral, a qualidade de sono em mulheres com câncer de mama pode predizer a qualidade de vida e o bem estar psicológico.

Keywords : Câncer de mama; insônia; qualidade de vida; depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese