SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Sleep, quality of life and depression in women in breast cancer post-treatmentReligious Commitment Index (RCI): elaboration and psychometric evidences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OLIVEIRA, Diana Fernandes; CARMO, Cláudia; CRUZ, José Pestana  and  BRAS, Marta. Perfeccionismo e representação vinculativa em jovens adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 514-522. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300011.

As relações estabelecidas no seio familiar são extremamente importantes no desenvolvimento dos traços de personalidade dos indivíduos. O objectivo deste estudo foi investigar a relação entre o desenvolvimento do perfeccionismo e as representações de vinculação, numa amostra de 690 jovens adultos, com idades entre os 17 e os 30 anos. Os participantes preencheram um Questionário Sócio-Demográfico, duas Escalas Multidimensionais de Perfeccionismo (MPS-F e MPS-H) e um Inventário de Vinculação (IPPA). Os resultados indicam a existência de uma relação entre as dimensões maladaptativas do perfeccionismo e a representação de uma Vinculação Insegura à mãe e ao pai, enquanto as dimensões adaptativas do perfeccionismo relacionam-se com a representação de uma Vinculação Segura. Estes resultados sugerem que um dos factores que contribuem para o desenvolvimento do perfeccionismo é a natureza das relações parentais e consequentes interacções.

Keywords : Perfeccionismo; representações de vinculação; vinculação insegura; vinculação segura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese