SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Body image and food habits in anorexia nervosa: an integrative review of the literatureEffects of selection tasks on naming emergence in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RIBEIRO, Fabiana Silva  and  SANTOS, Flávia Heloísa Dos. Treino musical e capacidade da memória operacional em crianças iniciantes, veteranas e sem conhecimentos musicais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 559-567. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300016.

A memória operacional e a atividade musical ativam áreas encefálicas recíprocas e homólogas, contudo não há evidências se o treino musical pode ampliar a capacidade da memória operacional. Objetivo: Avaliar o desempenho do treino musical sob a memória operacional em crianças de 9 e 10 anos de idade, praticantes de treino musical e sem experiência musical. PARTICIPANTES: Crianças Iniciantes (n=20), Veteranas (n=20) e Grupo Controle (n=20). MATERIAIS: Instrumentos computadorizados para avaliação da memória operacional. RESULTADOS: Crianças veteranas apresentaram melhores pontuações no BCPR (Teste de Repetição de Pseudopalavras para crianças brasileiras) e em subtestes da AWMA (Avaliação Automatizada da Memória Operacional). CONCLUSÃO: O treino musical parece ter contribuído para o desenvolvimento da memória operacional em crianças veteranas no programa de treino musical.

Keywords : AWMA; memória operacional; treino musical; ensino da música.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese