SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Musical training and working memory span in beginners, veterans and with no musical knowledge childrenSexuality of construction workers: perceptions about sexual exploitation of children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BANDINI, Carmen Silvia Motta et al. Efeitos de tarefas de seleção sobre a emergência de nomeação em crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 568-577. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300017.

O presente trabalho, dividido em dois estudos, teve como objetivo verificar se a partir de tarefas de seleção, respostas de nomeação seriam emitidas sem ensino direto. Participaram ao todo nove crianças com idades entre 7 e 12 anos. Em cada estudo foram utilizadas 12 figuras abstratas e 12 pseudopalavras. Os procedimentos continham seis sessões compostas de tarefas de seleção (relações nome-figura) e de testes de nomeação (relações figura-nome). Alcançado desempenho de 100% de acerto nas tarefas de seleção, o participante era exposto ao teste de nomeação. A diferença entre os estudos foi a apresentação de um préteste de comportamento ecóico das pseudopalavras. Os resultados indicaram variabilidade no desempenho de nomeação dos participantes.

Keywords : Aquisição da linguagem; nomeação; repertórios de ouvinte; repertórios de falante.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English