SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Effects of selection tasks on naming emergence in childrenBereavement in older adults: individual challenge and contextual variables in different models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CERQUEIRA-SANTOS, Elder; DESOUSA, Diogo Araujo; MELO NETO, Othon Cardoso de  and  ROCHA, Alexsandro Conceição. Sexualidade do trabalhador da construção civil: percepções sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 578-587. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300018.

Este estudo objetivou investigar os condicionantes da exploração sexual de crianças e adolescentes (ESCA) sob a percepção de trabalhadores de grandes obras (TGOs) e analisar comparativamente grupos de perpetradores e não-perpetradores. Foram entrevistados 288 TGOs em diferentes regiões brasileiras. Dos entrevistados, 67% apontaram o envolvimento dos colegas de trabalho com ESCA e 25,4% relataram o próprio envolvimento. As principais variáveis correlacionadas ao problema foram o envolvimento com prostituição, o uso de drogas e o tempo alojado nas obras. O envolvimento com prostitutas despontou como variável mais importante na predição do envolvimento com ESCA. Intervenções nesta área requerem maior conhecimento acerca dos perpetradores, auxiliando na elaboração de perspectivas de enfrentamento mais eficazes.

Keywords : Exploração sexual; crianças; adolescentes; trabalhadores de grandes obras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese