SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Bereavement in older adults: individual challenge and contextual variables in different modelsThe contribution of cognitive variables for reading and writing in Brazilian portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FARIAS, Rejane de  and  MORE, Carmen Ojeda Ocampo. Repercussões da gravidez em adolescentes de 10 a 14 anos em contexto de vulnerabilidade social. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 596-604. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300020.

Com o objetivo de identificar as repercussões ocorridas na vida de adolescentes que engravidaram entre 12 e 14 anos, em contexto de vulnerabilidade social, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e aplicados mapas de redes com 10 participantes, quando o filho estava entre um e três anos de idade. Os dados foram analisados qualitativamente, a partir da Teoria Fundamentada Empiricamente, de Anselm Strauss e Juliet Corbin. Os resultados evidenciaram que, após a experiência de gravidez e da maternidade, as adolescentes desenvolveram maior responsabilidade por sua vida reprodutiva e reformularam projetos, valorizando mais os estudos, apesar das dificuldades para retomá-los. O relacionamento com os parceiros caracterizou-se pela união estável, destacando-se a importância destes e das mães das adolescentes em seu processo de adaptação.

Keywords : Gravidez na adolescência; desenvolvimento; saúde sexual e reprodutiva; vulnerabilidade social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese