SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Impact of pregnancy on at-risk, 10-14 year-old adolescentsFamily environment and psychological adaptation in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo  and  ROAZZI, Antonio. A contribuição de variáveis cognitivas para a leitura e a escrita no português brasileiro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.3, pp. 605-614. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000300021.

O presente estudo investigou se as variáveis 'processamento fonológico' (memória de trabalho fonológica e consciência fonológica), 'nomeação seriada rápida' e 'consciência morfológica' contribuem de forma independente umas das outras para a leitura e a escrita no português brasileiro, após o controle da idade e da inteligência não verbal. Participaram da pesquisa 94 crianças matriculadas na 3ª série (quarto ano) do ensino fundamental de três escolas particulares. Os resultados de análises de regressão hierárquica indicaram que o processamento fonológico, a nomeação seriada rápida e a consciência morfológica apresentaram contribuições independentes para a habilidade de escrita. Porém, no que diz respeito à precisão e à fluência de leitura, apenas o processamento fonológico e a nomeação seriada rápida contribuíram para essas habilidades.

Keywords : Consciência fonológica; memória de trabalho fonológica; nomeação seriada rápida; consciência morfológica; leitura e escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese