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Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972

Resumo

COSTA, Adriana Corrêa; DORNELES, Beatriz Vargas  e  ROHDE, Luiz Augusto Paim. Identificação dos procedimentos de contagem e dos processos de memória em crianças com TDAH. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2012, vol.25, n.4, pp.791-801. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000400019.

O armazenamento e/ou o acesso automático dos fatos aritméticos da memória de longo prazo têm sido apontados como habilidades prejudicadas em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Em vista disso, esses estudantes acabam por utilizar procedimentos de contagem mais imaturos do que seus pares sem dificuldades. O objetivo principal deste estudo foi identificar os procedimentos de contagem e os processos de memória utilizados por um grupo de 28 estudantes com diagnóstico de TDAH do tipo com predomínio de desatenção (TDAH-D) ou do tipo combinado (TDAH-C). Os resultados indicaram que os estudantes continuam usando procedimentos de contagem considerados imaturos além da série esperada e que, dentre os processos de memória, a decomposição foi o mais usado.

Palavras-chave : TDAH; dificuldades aritméticas; fatos básicos; Educação Especial.

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