Acessibilidade / Reportar erro

O uso dos espaços urbanos pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças públicas

Use of urban spaces by children: exploring the behavior of playing in public squares

O acesso aos espaços públicos tem estado cada vez mais restrito devido às mudanças sociais e espaciais. Contudo, é importante por oportunizar às crianças o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, sociais e psicológicas, através da atividade do brincar. Esta pesquisa objetivou investigar de que forma as características sócio-físicas do espaço público intervêm no comportamento de crianças. Para tanto foram realizadas observações de crianças de 6 a 12 anos, através da técnica de mapeamento comportamental centrado-na-pessoa, em quatro praças da cidade de Criciúma, Estado de Santa Catarina. Os resultados apontam que um ambiente seguro, diversificado e flexível possibilita não apenas a atividade física e a socialização, mas favorece habilidades cognitivas e psicológicas ao influenciar no tipo de brincadeira e nível de interação entre as crianças.

Espaço; desenvolvimento infantil; psicologia ambiental; mapeamento comportamental


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com