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Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas

Predictors of children's behavior problems and academic competence of nuclear, separated and remarried families

Este estudo investigou preditores de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, em um momento sensível do desenvolvimento, isto é, a transição para o primeiro ano do ensino fundamental. Participaram 160 mães de diferentes configurações familiares, cujos filhos estavam matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, e 22 professoras das crianças como informantes. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Práticas Parentais; Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os resultados indicaram que as práticas parentais negativas e a qualidade da relação da criança com o pai biológico foram os melhores preditores dos comportamentos e da competência acadêmica das crianças. A configuração familiar não foi associada aos indicadores de ajustamento infantil focalizados no estudo.

Relações pais-criança; comportamento infantil; competência acadêmica


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