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Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972versão On-line ISSN 1678-7153

Resumo

BENTO, Carmen; PEREIRA, Ana Telma; SARAIVA, Jorge Manuel  e  MACEDO, António. Escala de Perfecionismo de Crianças e Adolescentes: Validação em Adolescentes Portugueses. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2014, vol.27, n.2, pp.228-232. ISSN 1678-7153.  https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427203.

O objetivo do estudo foi analisar as propriedades psicométricas da "Child and Adolescent Perfectionism Scale - CAPS" (Escala de Perfecionismo de Crianças e Adolescentes - EPCA). Método: 971 adolescentes portugueses do ensino secundário (572 raparigas e 399 rapazes) responderam a EPCA. A estabilidade temporal foi obtida com 206 participantes da amostra total. Resultados: A consistência interna (α=0,809) e a estabilidade temporal (r=0,691) foram satisfatórias. A análise fatorial dos principais componentes produziu dois fatores, que explicou 41,44% da variância total. A estrutura fatorial foi semelhante à da versão original. Os fatores foram denominados "Perfecionismo Socialmente Prescrito" e "Perfecionismo Auto-orientado". Discussão: A versão portuguesa da "CAPS"é um instrumento válido e útil para a avaliação do Perfecionismo em adolescentes portugueses.

Palavras-chave : EPCA, validação; adolescentes; perfecionismo.

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