SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Adaptation of the Coping Strategies Inventory (CSI) for the Mexican prison populationConstrução e validação de uma prova de Matemática para alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972versão On-line ISSN 1678-7153

Resumo

HOHENDORFF, Jean Von et al. Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2014, vol.27, n.3, pp.424-433. ISSN 1678-7153.  https://doi.org/10.1590/1678-7153.201427302.

Objetivou-se adaptar, aplicar e avaliar um modelo de intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de Violência Sexual (VS). Participaram três meninos com idades entre oito e 16 anos, vítimas de VS, que foram avaliados antes e após a intervenção com instrumentos psicológicos acerca de transtornos disruptivos, de humor e de ansiedade. A aplicação do modelo foi avaliada por juízes que analisaram os relatos das sessões terapêuticas por meio de seis indicadores. Os resultados indicaram variabilidade no número de sintomas de cada participante. A avaliação da aplicação revelou a adequação do modelo quanto a dois indicadores (Aliança Terapêutica e Autorrevelação), bem como reajustes necessários no modelo adaptado. Esses resultados se constituem como evidências iniciais sobre a ação psicoterapêutica do modelo adaptado.

Palavras-chave : Violência sexual; meninos; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )