SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Implementation strategies for learning : An Item Response Theory (IRT)-Based AnalysisConfirmatory factor analysis of three versions of the Perceived Stress Scale (PSS): a population-based study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DIAS, Filomena Valadão; LEAL, Isabel  and  MAROCO, João. Inventário de medos III: Avaliação das qualidades psicométricas em uma amostra portuguesa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.11-20. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528102.

Este estudo teve como objetivo avaliar as qualidades psicométricas do Fear Survey Schedule-III, em uma amostra portuguesa. Participaram 1.980 sujeitos selecionados por conveniência a partir de uma população adulta normativa. As idades dos participantes estavam compreendidas entre os 18 e os 80 anos (M = 39,5, DP = 8,5), sendo 59% do sexo feminino. As qualidades psicométricas da escala foram avaliadas em suas facetas de sensibilidade psicométrica, validade de construto e confiabilidade. A validade externa de construto foi avaliada com análise multigrupos em amostra aleatória e independente da amostra de validação inicial. O modelo fatorial original proposto apresentou um ajustamento inaceitável à amostra de validação. Procedeu-se ao refinamento do modelo de medida em uma parte da amostra, selecionada aleatoriamente. Em conclusão, o modelo de medida simplificado apresentou uma boa qualidade de ajustamento fatorial e foi invariante em uma segunda amostra independente da primeira. Propôs-se uma nova estrutura hierárquica, com fator de 2ª ordem designado por "Medos", que revelou boas qualidades psicométricas (sensibilidade, validade de construto e confiabilidade).

Keywords : Medos; validade fatorial; confiabilidade; população normativa adulta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )