SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Adaptation of the word subtest of the Reading Decision Test (RDT) for Brazilian PortugueseConstruction and analysis by the Rasch model of two computerized recognition memory tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PASCOAL, Patricia Monteiro; OLIVEIRA, Leonor B.  and  RAPOSO, Catarina F.. Evidências de validade da Global Measure of Relationship Satisfaction (GMREL) em três amostras da população portuguesa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.41-48. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528105.

A satisfação relacional representa um construto de pertinência reconhecida para a avaliação rela-cional e em estreita conexão com diversas valências da saúde. A Global Measure of Relationship Satisfaction (GMREL) é formada por cinco itens e pretende avaliar a satisfação global com o companheiro/a no contexto de uma relação íntima. Foram estudadas as evidências de validade de construto e precisão dos escores desta escala em três amostras da população portuguesa, nomeadamente uma amostra clínica de pessoas com problemas relacionais (N = 56), uma amostra comunitária de pessoas sem estes problemas (N = 95) e uma amostra da comunidade de ambos os géneros (N= 669). A Escala de Avaliação da Satisfação em Áreas da Vida Conjugal foi empregue para investigar a validade convergente do instrumento, a Body Appearance Cognitive Distraction Scale para a validade divergente e, por fim, o estudo da Roc Curve com a amostra clínica e da comunidade para a validade discriminante. Os resultados indicam que a escala apresenta boas qualidades psicométricas para utilização em contexto clínico e de investigação.

Keywords : Satisfação relacional; adaptação de instrumentos; validade de construto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )