SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Evidence for the validity of the Global Measure of Relationship Satisfaction (GMREL) in three Portuguese samplesPsychometric properties of the positivity scale - Brazilian version author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FERNANDES, Débora Cecilio; PRIETO, Gerardo  and  DELGADO, Ana R.. Construção e análise pelo modelo de Rasch de dois testes computadorizados de memória de reconhecimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.49-60. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528106.

Os objetivos deste estudo foram desenvolver uma versão computadorizada para um teste de reconhecimento associativo, desenvolver itens para a construção e informatização de um teste de reconhecimento de itens, utilizando o modelo de Rasch. Também foi objetivo deste estudo testar as hipóteses dos níveis de dificuldade dos itens e buscar evidência de validade para os instrumentos, averiguando se as mulheres obtêm desempenho superior ao dos homens. Participaram 217 estudantes universitários, homens e mulheres, com idade média de 25 anos. Os resultados indicaram que os testes se ajustaram ao modelo de Rasch, apresentaram índices de fidedignidade adequados e não apresentaram funcionamento diferencial dos itens (DIF). Obteve-se empiricamente a ordem esperada de dificuldade das categorias de itens do teste individual e uma alta correlação entre a ordem de dificuldade esperada dos pares e a ordem obtida dos pares. As mulheres apresentaram um desempenho significativamente superior ao dos homens, que não se deve ao DIF.

Keywords : Memória de reconhecimento; lembrança; familiaridade; modelo de Rasch; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )