SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Construction and analysis by the Rasch model of two computerized recognition memory testsReading motivation scale for Elementary Education students: construction and validation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORSA, Juliane Callegaro et al. Propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Positividade (EP). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.61-67. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528107.

Este estudo apresenta as propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Positividade (EP). Participaram 730 sujeitos (65,0% mulheres), com idades entre 17 e 70 anos (M = 31,0; DP = 11,43) de 21 estados brasileiros. A amostra foi dividida em duas metades para a validação cruzada dos resultados. Com a primeira metade da amostra (n1 = 365), foi conduzida uma análise fatorial exploratória (AFE). Com a segunda metade da amostra (n2 = 365), foi conduzida uma análise fatorial confirmatória (AFC) para avaliar a adequação do modelo exploratório. Validade convergente e diferenças entre grupos também foram avaliadas. A AFE e a AFC indicaram o modelo unidimensional para a EP. Correlações moderadas foram encontradas entre a EP e medidas de saúde mental, felicidade subjetiva e satisfação com a vida. Os níveis de positividade apresentaram correlações positivas fracas com as variáveis idade, nível educacional e renda. Resultados significativos, com baixo tamanho de efeito, foram encontrados nos níveis de positividade em relação a status ocupacional e estado civil. A positividade parece estar mais relacionada a disposições pessoais do que com características sociodemográficas. Os resultados sugerem que a EP pode ser uma medida confiável para avaliar os níveis de positividade no Brasil.

Keywords : Positividade; escala; tradução; adaptação; análise fatorial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )