SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Psychometric properties of the positivity scale - Brazilian versionEACOL - Scale of evaluation of reading competence by the teacher: development through criteria and agreement among judges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Maria Aparecida Mezzalira  and  BORUCHOVITCH, Evely. Escala de motivação para a leitura para estudantes do Ensino Fundamental: construção e validação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.68-76. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528108.

O objetivo deste estudo é descrever os passos relativos à construção e validação de uma escala para avaliar a motivação em leitura e apresentar a análise preliminar de suas propriedades psicométricas. Participaram 253 estudantes brasileiros de 3º ao 5º anos de escolas públicas do Ensino Fundamental. Pela análise fatorial exploratória, emergiram quatro fatores: Motivação Extrínseca Autônoma para a Leitura, Desmotivação para a Leitura, Motivação Extrínseca Controlada para a Leitura e Motivação Intrínseca para a Leitura, que explicaram 42,71% da variância total. A consistência interna da escala total, aferida pelo Alpha de Cronbach, foi de 0,83 e dos quatro fatores variaram de 0,80 a 0,87. Acredita-se que a escala apresenta evidências de validade e confiabilidade para utilização no contexto escolar.

Keywords : Avaliação psicoeducacional; construção de instrumento; Escala de Motivação para a Leitura; leitura; Teoria da Autodeterminação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )