SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Reading motivation scale for Elementary Education students: construction and validationValidity evidence of the brazilian version of the Mindful Attention Awareness Scale (MAAS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira  and  COSTA, Anna Edith Bellico da. EACOL - Escala de avaliação da competência em leitura pelo professor: construção por meio de critérios e de concordância entre juízes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.77-86. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528109.

O objetivo deste estudo foi descrever a construção da Escala de Avaliação da Competência em Leitura pelo Professor (EACOL), para crianças do Ensino Fundamental, e apresentar os achados preliminares de sua validação e consistência interna. Procedimentos: (a) elaboração dos itens e critérios; (b) validação por consulta a especialistas; e (c) definição do formato final do instrumento e dos crivos. Resultados: os itens das formas A (para alunos do 2º. ano, n = 23) e B (para alunos do 3º. ao 5º. ano, n = 27) da EACOL se dividem em leitura "em voz alta" e "silenciosa". Em cada forma, as crianças são classificadas em uma das três categorias: "Lê bem", "Lê razoavelmente", "Lê mal". Pode-se concluir que após os aprimoramentos sugeridos, a EACOL será um instrumento válido e fidedigno.

Keywords : Medida indireta de leitura em voz alta e silenciosa por crianças; validação; consistência interna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )