SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1EACOL - Scale of evaluation of reading competence by the teacher: development through criteria and agreement among judgesImpulsivity components measured by the Brazilian version of the Barratt Impulsiveness Scale (BIS-11) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BARROS, Víviam Vargas de; KOZASA, Elisa Harumi; SOUZA, Isabel Cristina Weiss de  and  RONZANI, Telmo Mota. Evidências de validade da versão brasileira da Escala de Atenção e Consciência Plenas (MAAS). Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.87-95. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528110.

Mindfulness é uma habilidade que permite ao praticante a ampliação de um espaço existente entre um estímulo e a resposta, podendo o mesmo fazer escolhas mais conscientes e impedindo a perpetuação de padrões de comportamentos disfuncionais, contribuindo para a melhora de seu bem estar. Este estudo objetivou avaliar as propriedades psicométricas da versão brasileira da Mindful Attention Awareness Scale (MAAS). Participaram deste estudo 395 pessoas, divididos entre fumantes, comunidade geral, universitários e meditadores. Foi realizada análise fatorial exploratória para testar a estrutura fatorial da MAAS. A consistência interna foi testada através do alfa de Cronbach, além do teste-reteste e do método das metades, avaliados através de correlação. A validade de construto foi avaliada através da correlação entre a Escala de Bem Estar Subjetivo (EBES) e a MAAS. A validade de critério foi avaliada através da comparação dos escores dos meditadores e dos demais participantes na MAAS. Após a análise fatorial exploratória, a MAAS manteve-se uma escala unidimensional. As medidas de confiabilidade [α = 0,83; split half = 0,67 e teste reteste = 0,80 (p < 0,001)] e validade foram satisfatórias, exceto a validade de critério, não confirmada nesta amostra.

Keywords : Atenção plena; consciência plena; MAAS; Psicometria.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )