SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Social skills, academic competence and behavior problems in children with different blood lead levelsLow social engagement: implications for children psychosocial adjustment in the preschool context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Alexandra  and  NUNES, Cristina. Representação social do sexo nos jovens adultos portugueses. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.177-185. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528119.

Foi nosso objetivo medir a representação social do sexo através das evocações livres de 1138 jovens adultos portugueses, com idades entre os 18 e os 25 anos, explorando uma abordagem explicativa da possível influência desta representação social nos comportamentos sexuais de risco observados nesta faixa etária. As evocações foram recolhidas através de um questionário online, divulgado pelas universidades e escolas profissionais portuguesas. Foi realizada uma análise prototípica de representações sociais. Os resultados sugerem uma representação social do sexo romantizada, com um núcleo central baseado na ideia de amor e prazer, em que aspetos relacionados com o risco, como preservativo ou infeções sexualmente transmissíveis, pertencem apenas ao sistema periférico, considerando-se que aí são integrados como uma forma de preservar o núcleo central, mas sem interferir na forma como os participantes vivem as suas experiências sexuais. A associação entre a ideia de amor e preservativo parece estar mais associada à heurística de quem "ama protege" o que facilita a não utilização do preservativo, em vez de a aumentar. A representação social do sexo, centrada no amor e no prazer, poderá enquadrar as questões cognitivas, afetivas e comportamentais presentes na explicação e predição da utilização do preservativo, complementando os modelos sociocognitivos já conhecidos.

Keywords : Representação social; comportamentos sexuais de risco; uso do preservativo; análise prototípica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )