SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Career construction: the role of children's perception about parental educational styles in vocational exploration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SAUR, Adriana Martins  and  LOUREIRO, Sonia Regina. Saúde mental em crianças nascidas pequenas para idade gestacional: estudo de coorte do Sudeste brasileiro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.1, pp.204-212. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528122.

Este estudo objetivou investigar problemas de saúde mental em crianças nascidas pequenas para a idade gestacional (PIG) e adequadas para a idade gestacional (AIG), além de verificar também as possíveis associações destes problemas com variáveis biológicas e sociodemográficas. Foram avaliadas 677 crianças (140 PIG e 537 AIG), pertencentes a uma coorte de nascimento do ano de 1994, em Ribeirão Preto/SP (sudeste do Brasil), reavaliadas na idade escolar (2004/2005), por meio do Questionário de Dificuldades e Capacidades (versão dos pais). Os resultados mostraram que as crianças nascidas PIG apresentaram maior frequência de problemas comportamentais e sintomas emocionais, em comparação às crianças nascidas AIG. As variáveis associadas a problemas de saúde mental, no modelo univariado, foram o sexo masculino, crianças nascidas PIG, baixa escolaridade materna e paterna, desvantagem socioeconômica e famílias mais numerosas. Entretanto, na análise multivariada, a condição de nascimento PIG e a escolaridade paterna perderam sua significância estatística, permanecendo somente associadas às demais variáveis sociodemográficas (sexo masculino, baixa escolaridade materna, nível socioeconômico mais baixo e famílias mais numerosas). Conclui-se que a condição de nascimento PIG não foi independentemente associada a problemas de saúde mental, tendo os fatores sociodemográficos se mostrado como melhores preditores deste tipo de problema na coorte estudada.

Keywords : Saúde mental; desenvolvimento infantil; idade gestacional; estudos de coortes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )