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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

MARQUES, Teresa et al. Análise Preliminar da Versão Portuguesa da Escala de Interferência da Ansiedade na Criança. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.454-462. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528304.

As perturbações de ansiedade são altamente prevalentes entre crianças em idade escolar. Estas perturbações tendem a seguir um curso crónico e interferem significativamente no funcionamento diário dos jovens. O objetivo principal deste estudo foi examinar as propriedades psicométricas da versão Portuguesa da Escala de Interferência da Ansiedade na Vida da Criança - versões para Pais e Crianças (CALIS-P e CALIS-C). Participaram 132 crianças, com idades entre os 7 e 12 anos, com diagnóstico principal de ansiedade, e seus respetivos pais. A análise fatorial da CALIS-P revelou três fatores que coincidem com as subescalas hipotetizadas: Interferência Em Casa, Fora de Casa e na Vida da Família. Para a CALIS-C, a análise fatorial revelou dois fatores que dizem respeito à Interferência nas Relações Próximas e no Desempenho, que não correspondem às subescalas da versão original. Os estudos psicométricos mostraram uma boa consistência interna para as várias subescalas da CALIS e boas qualidades na validade convergente e divergente. Foi observada ainda uma correlação significativa entre os resultados da CALIS e outra medida de interferência. Estes resultados sugerem que a versão portuguesa da CALIS é uma medida confiável e válida para a avaliação do impacto da ansiedade na criança e no funcionamento familiar.

Keywords : Infância; perturbações de ansiedade; interferência; avaliação.

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