SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Working Memory Training does not Improve Intelligence: Evidence from Brazilian ChildrenStimulus Equivalence and Jealousy: Effect of Pre-Experimental History author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

CASTRO, Elisa Kern de; PEUKER, Ana Carolina; LAWRENZ, Priscila  and  FIGUEIRAS, Maria João. Percepção da Doença, Conhecimento e Autocuidado sobre o Câncer do Colo do Útero. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.483-489. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.20.

A prevenção tem papel central na detecção precoce do câncer do colo do útero. O Modelo do Senso Comum propõe que a natureza e a organização das representações da doença podem orientar ações relacionadas à saúde e ao modo como o autocuidado é exercido. Este estudo buscou caracterizar e comparar a percepção da doença, o conhecimento e o autocuidado em mulheres com e sem lesões precursoras de câncer do colo do útero. Participaram 92 usuárias de uma Unidade Básica de Saúde (18-59 anos), dividas em dois grupos pareados por idade e escolaridade: com e sem lesões precursoras do colo do útero. Foram utilizados instrumentos de avaliação da percepção da doença, conhecimento sobre o câncer do colo do útero e autocuidado. Não houve diferenças estatisticamente significativas (teste t e qui-quadrado) entre os grupos quanto às variáveis investigadas. Apesar de estarem em risco para o câncer do colo do útero, as mulheres com lesões precursoras não ajustaram sua percepção da doença, conhecimento e autocuidado à situação. Esse dado alerta para a necessidade de sensibilizar as mulheres sobre o risco da doença, já que percepções errôneas e o desconhecimento sobre a doença podem dificultar o seu amplo rastreio e controle.

Keywords : Modelo do senso comum; autorregulação; câncer cervical; papilomavírus humano.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )