SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Illness Perception, Knowledge and Self-Care about Cervical CancerEffects of a Reading Teaching Program on the Speech Intelligibility of Children Using Cochlear Implant author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

HAYDU, Verônica Bender et al. Equivalência de Estímulos e Ciúme: Efeito de História Pré-Experimental. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.490-499. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528308.

A formação de classes de estímulos equivalentes tem sido usada como modelo experimental para investigar uma série de fenômenos comportamentais, tais como o desenvolvimento de comportamento simbólico e a transferência de funções que os eventos ambientais adquirem por meio de relações condicionais. O objetivo deste estudo consistiu em analisar o efeito de estímulos com alto grau afetivo pré-experimentalmente constituído, na formação de classes de equivalência estabelecidas em contexto experimental, quando as relações emergentes podem se caracterizar por um conflito na escolha dos estímulos. Participaram 17 estudantes universitários que foram submetidos ao procedimento de escolha de acordo com modelo e aos testes das relações emergentes, para formar quatro classes de equivalência com quatro estímulos cada. Verificou-se que 10 dos 17 participantes formaram as classes equivalentes e observou-se correlação positiva entre o desempenho no Teste de Equivalência e o escore na Escala de Ciúme Romântico, sugerindo que a história pré-experimental referente ao envolvimento afetivo interferiu no desempenho dos participantes. O efeito de interferência provavelmente é devido ao conflito entre contingências: uma que controla o responder diante de relações condicionais pré-experimentalmente estabelecidas, envolvendo estímulos com alto valor afetivo, e outra estabelecida no contexto experimental.

Keywords : Classes de equivalência; transferência de funções; ciúme romântico; escolha de acordo com modelo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )