SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Stimulus Equivalence and Jealousy: Effect of Pre-Experimental HistoryAge Categorization and Identification in a Community-Dwelling Sample of Brazilian Elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

LUCCHESI, Fernando Del Mando; ALMEIDA-VERDU, Ana Claudia Moreira; BUFFA, Maria José Monteiro Benjamin  and  BEVILACQUA, Maria Cecília. Efeitos de um Programa de Ensino de Leitura sobre a Inteligibilidade da Fala de Crianças Usuárias de Implante Coclear. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.500-510. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528309.

Considerando a reabilitação da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear e evidências da possibilidade de transferência de controle de estímulos da leitura para a nomeação, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino de leitura de palavras simples sobre a qualidade da fala de duas crianças em testes de leitura de palavras e nomeação de figuras. O procedimento consistiu no ensino de relações condicionais baseadas em seleção de palavras impressas e de composição após a palavra ditada. A nomeação de figuras foi avaliada em um delineamento de linhas de base múltipla. Os resultados mostram melhora na qualidade da fala, se comparados à linha de base, tanto frente a palavras quanto frente a figuras. Futuros estudos, com maior número de participantes e outros delineamentos devem verificar benefícios de programas de ensino ao processo de reabilitação dessa população.

Keywords : Inteligibilidade da fala; leitura; implante coclear.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )