SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Influence of Chronotype and Measure Time on Visual Contrast SentitivityExecutive Function Associated to Symptoms of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Paediatric Bipolar Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

GONCALVES, Adelina Santana; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de  and  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Controle por Regras: Efeitos de Perguntas, Propriedades Formais de Regras e Esquemas de Reforço. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.532-543. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528312.

Com o objetivo de investigar os efeitos de variáveis sobre o seguimento de regras, 24 estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha de acordo com o modelo. A tarefa era apontar para os estímulos de comparação em sequência. Na Fase 1, a sequência correta era estabelecida por reforço diferencial em esquema de reforço contínuo. Nas Fases 2 e 3, as contingências de reforço eram mantidas inalteradas, enquanto as regras discrepantes de tais contingências (sugestão e ordem) eram manipuladas. Nas Condições 1 e 2, nas Fases 2 e 3, eram apresentadas a sugestão e a ordem, respectivamente. Nas Condições 3 e 4, era o inverso. Apenas na Fase 1 das Condições 1 e 3 eram feitas perguntas acerca do comportamento que produz reforço. 100% dos participantes não seguiram a sugestão e 60% não seguiram a ordem. Os resultados sugerem que a história do comportamento alternativo ao especificado pela regra, justificativas e perguntas são variáveis que podem interferir no comportamento de seguir regras discrepantes das contingências de reforço. Os resultados têm implicações para o esclarecimento das funções das contingências de reforço e de regras na explicação do comportamento.

Keywords : Regras e contingências; justificativas; histórias experimentais; perguntas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )