SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Control by Rules: Effects of Questions, Formal Properties of Rules and Reinforcement SchedulesExplanatory Mechanisms of False Memories in DRM Paradigm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

JIMENEZ, Eva Angelina Araujo; BALLABRIGA, María Claustre Jané; MARTIN, Albert Bonillo  and  ARRUFAT, Francisco Javier. Função Executiva Associado a Sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e do Transtorno Bipolar Pediátrico. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.544-553. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528313.

Ainda é pouco o que se sabe do funcionamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e do Transtorno Bipolar Pediátrico (TBP), já que atualmente os investigadores não concordam quanto a uma diferenciação da Função Executiva (FE) nos dois transtornos. O objetivo deste estudo é determinar os déficits da FE associados às sintomatologias de TDAH e do fenótipo do TBP. Foram avaliados 76 crianças/adolescentes com idades entre 6-17 anos e seus pais, com uma entrevista diagnóstica e um instrumento para avaliação da FE, Behaviour Rating Inventory of Executive Function. Modelos de equações estruturais foram usados para examinar associações entre a sintomatologia de TDAH e do fenótipo de TBP, e a FE. Foi realizado um modelo para pais e outro para crianças/adolescentes. Os índices do modelo indicaram um ajuste satisfatório. Foi encontrado que o TDAH está associado a deficiências em todas as áreas da FE, sobretudo se a sintomatologia predominante é a desatenção. A presença de sintomatologia do fenótipo de TBP somente apresentou associação a dificuldades na busca de novas estratégias na solução de problemas e na inibição de novas condutas. Conclui-se que a presença de sintomatologia de TDAH está associada a deficiências cognitivas diferentes das que podem estar presentes no TBP. É recomendável que os profissionais considerem o perfil neurocognitivo de seus pacientes para alcançarem um diagnóstico diferencial adequado.

Keywords : Função executiva; transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; transtorno bipolar pediátrico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )