SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Executive Function Associated to Symptoms of Attention Deficit Hyperactivity Disorder and Paediatric Bipolar DisorderIntellectual Outcome After Cancer Treatment: A Study with Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

OLIVEIRA, Helena Mendes  and  ALBUQUERQUE, Pedro Barbas de. Mecanismos Explicativos das Falsas Memórias no Paradigma DRM. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.554-564. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528314.

Neste artigo apresenta-se uma revisão da literatura sobre as principais teorias e mecanismos explicativos da ocorrência de falsas memórias no paradigma Deese-Roediger-McDermott (DRM). São também apresentados dados de artigos empíricos que suportam cada uma das teorias, e discutidas as suas implicações para a compreensão deste fenômeno. Historicamente, as primeiras explicações teóricas centravam-se no conceito de associação para explicar as intrusões em tarefas de memória. Mais tarde, o conceito de ativação assumiu grande relevância para explicar a ocorrência de memórias falsas no paradigma DRM. Contudo, o conceito de ativação revelou-se insuficiente para explicar alguns resultados descritos por vários autores. Assim, junto com os mecanismos de ativação, as duas grandes teorias explicativas (teoria de ativação e monitoramento e teoria do traço difuso) consideram a existência de mecanismos de monitoramento ou controle. Os mecanismos de monitoramento permitem explicar a diminuição ou o desaparecimento das memórias falsas em algumas condições experimentais. Apesar de serem diferentes, as visões de ambas as teorias não são inconciliáveis e talvez sejam necessárias para a integral compreensão das falsas memórias no paradigma DRM. Assim, propõe-se a adoção de uma abordagem teórica que integre contributos das duas teorias.

Keywords : Falsas memórias; DRM; teoria do traço difuso; teoria de ativação e monitoramento; teoria do monitoramento da fonte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )