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Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

SOUSA, Lorena de Medeiros; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva  and  ALBUQUERQUE, Luiz Carlos. Efeitos de Histórias Experimentais e de Justificativas Sociais sobre o Comportamento de Seguir Regras. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.583-592. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528317.

Este estudo avaliou o efeito de justificativas sobre o comportamento de seguir regras, quando foi construída uma história de reforço para não seguir regra. Dez crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo, cuja tarefa era tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. Nas Condições I e II, as Fases 1, 2 e 4 eram iniciadas com a apresentação de instruções discrepantes das contingências programadas, cujo comportamento de segui-las produzia perda de fichas. Na Fase 3 era apresentada uma instrução correspondente com uma justificativa para seguir a instrução que produzia perda de fichas. A Condição I diferia da Condição II apenas com relação ao tipo de justificativa apresentada na Fase 3. Na Condição I era apresentada uma justificativa para ajudar crianças carentes e na Condição II uma justificativa que envolvia a aprovação do experimentador. O comportamento de nove dos 10 participantes ficou sob o controle da história de reforço para o não seguir instrução e das consequências imediatas produzidas pelo comportamento de não seguir instruções; o comportamento de um participante ficou sob o controle da justificativa para seguir a instrução correspondente.

Keywords : Comportamento controlado por regras; histórias experimentais; justificativas sociais; perda de reforçadores.

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