SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Effects of Experimental Stories and Social Justifications on Rule Following BehaviorAnalyzing the Stimulus Control Acquisition in Simple Discrimination Tasks through Eye Movement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

SARGIANI, Renan de Almeida; MALUF, Maria Regina  and  BOSSE, Marie-Line. O Papel da Amplitude Visuoatencional e da Consciência Fonêmica na Aprendizagem da Leitura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.593-602. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528318.

Este estudo objetivou verificar as relações entre amplitude visuoatencional (AVA), consciência fonêmica (CF) e desempenho em leitura em uma amostra de 48 alunos de 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola pública de São Paulo. As crianças foram avaliadas em três sessões em tarefas de leitura de palavras isoladas, AVA, CF, inteligência não verbal, memória fonológica e limiar de identificação de letras. Os resultados indicam que a AVA e a CF se relacionam com a leitura desde o 1º até o 5º ano e que essas relações são mais fortes no 1º ano, mas continuam tendo um papel relevante no 3º ano e no 5º ano, principalmente na leitura de pseudopalavras e palavras irregulares.

Keywords : Amplitude visuoatencional; consciência fonêmica; desempenho em leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )