SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3The Role of Visual Attention Span and Phonemic Awareness in Learning to ReadInvented Spelling Training Programs: Comparing Knowledge-Transmission Model and the Constructivist Model of Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

HUZIWARA, Edson Massayuki; SILVA, Marcelo José Machado; PEREZ, William Ferreira  and  TOMANARI, Gerson Yukio. Análise da Aquisição de Controle de Estímulos em Tarefas de Discriminação Simples por Meio do Movimento dos Olhos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.603-612. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528319.

Com o objetivo de investigar se a apresentação simultânea ou sucessiva de estímulos estaria relacionada com a duração da fixação do olhar (i.e., o tempo gasto fixando um estímulo específico), este estudo descreveu os movimentos dos olhos de adultos em tarefas de discriminação simples simultâneas e sucessivas. Utilizando 12 cenas de paisagens como estímulos visuais, três participantes foram expostos a um treino de discriminação simples com estímulos apresentados simultaneamente (Procedimento Si) e, em seguida, a um segundo treino de discriminação simples com estímulos apresentados sucessivamente (Procedimento Su). Outros três participantes foram expostos ao Procedimento em ordem inversa. Em ambos os casos, uma concentração mínima de 90% das respostas ao estímulo correto, em um mesmo bloco, definia a aquisição da discriminação. Os movimentos dos olhos foram registrados durante todo o experimento. Participantes atingiram os critérios de aquisição da discriminação em ambos os procedimentos. Além disso, o tempo de fixação do olhar no Procedimento Su foi maior do que no Procedimento Si, independentemente da sequência de treino. Considerados em conjunto com resultados prévios em diferentes experimentos, nossos dados sugerem que a duração da fixação do olhar exerce um papel central no estabelecimento de diferentes topografias de controle de estímulos.

Keywords : Movimentos dos olhos; tempo de fixação dos olhos; discriminação simultânea; discriminação sucessiva; jovens adultos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )