SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Analyzing the Stimulus Control Acquisition in Simple Discrimination Tasks through Eye MovementInvestigative Interviewing of Children and Adolescents: A Developmental Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

SILVA, Cristina  and  ALMEIDA, Tiago. Programas de Intervenção de Escritas Inventadas: Comparação de uma Abordagem Transmissiva e Construtivista. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.613-622. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528320.

O objectivo deste estudo é comparar programas de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva. Participaram nesta investigação 78 crianças de idade pré-escolar, cujas escritas não representavam ainda os sons, tendo sido distribuídas por cinco grupos, quatro experimentais e um de controlo, equivalentes quanto à idade, inteligência, número de letras conhecidas e consciência fonológica. Entre o pré e o pós teste, as crianças dos grupos experimentais participaram num programa de intervenção de escritas inventadas de natureza construtivista ou transmissiva, manipulando-se ainda variáveis relacionadas com as características das palavras de treino e o tipo de instruções. Só se verificou uma evolução significativa da qualidade das escritas inventadas nas crianças que participaram nos programas de intervenção de natureza construtivista.

Keywords : Programas de Intervenção em Escritas Inventadas; construtivismo; instrução transmissiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )