SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Invented Spelling Training Programs: Comparing Knowledge-Transmission Model and the Constructivist Model of LearningAge and Sex Effect on the Self-Concept of Preschool Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

PAULO, Rui; ALBUQUERQUE, Pedro B.  and  BULL, Ray. Entrevista de Crianças e Adolescentes em Contexto Policial e Forense: Uma Perspectiva do Desenvolvimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.623-631. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528321.

Conhecer as diferentes etapas do desenvolvimento humano é uma competência essencial para o entrevistador em contexto policial e forense. É imprescindível adaptar a entrevista em função da avaliação das competências da testemunha. Este artigo caracteriza as etapas do desenvolvimento humano ao longo da infância e adolescência, destacando o desenvolvimento da memória e outras competências relevantes para a entrevista de testemunhas. Analisou-se ainda a adequabilidade de várias metodologias utilizadas para este fim, salientando algumas diretrizes fundamentais para a condução de uma boa entrevista. Por fim, focou-se na Entrevista Cognitiva Melhorada enquanto técnica promissora para entrevistar crianças e adolescentes. Pretende-se não apenas rever de forma crítica a literatura existente, mas também construir um guia para os profissionais desta área.

Keywords : Entrevista cognitiva; entrevista investigativa; desenvolvimento humano; crianças; adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )