SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Investigative Interviewing of Children and Adolescents: A Developmental Perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153

Abstract

PINTO, Alexandra; GATINHO, Ana; FERNANDES, Carla  and  VERISSIMO, Manuela. Efeitos de Idade e Sexo no Autoconceito de Crianças Pré-Escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, n.3, pp.632-638. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528322.

Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children - PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fim do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito.

Keywords : Autoconceito; pré-escolar; género.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )