SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 suppl.1A Pós-Graduação em Psicologia no Brasil e o Processo de Internacionalização: Aspectos Críticos, Indicadores de Avaliação e Desafios para Consolidação.A Visibilidade e Cooperação da Pesquisa em Psicología na Ibero-América índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Reflexão e Crítica

versão impressa ISSN 0102-7972versão On-line ISSN 1678-7153

Resumo

GAMBA, Estêvão C.; PACKER, Abel Laerte  e  MENEGHINI, Rogerio. Caminhos para Internacionalizar as Revistas de Psicologia no Brasil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2015, vol.28, suppl.1, pp.66-71. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.20152840010.

A Psicologia no Brasil é uma área científica cujo desenvolvimento remonta aos últimos 50 anos. A maior parte do conhecimento produzido por seus cientistas é publicada em periódicos nacionais. Por conseguinte, tal condição tem imposto barreiras na disseminação deste conhecimento para comunidades internacionais. O potencial para internacionalização da ciência produzida por pesquisadores brasileiros da psicologia encontra dois desafios: um seria levar suas publicações a revistas internacionais; o outro seria internacionalizar as revistas brasileiras de psicologia em geral restritas às fronteiras nacionais. Sobre o segundo desafio, a análise da base de dados da cientometria mostra que as razões para o baixo impacto dos artigos publicados em periódicos nacionais são múltiplas, mas é explicada principalmente pelo escasso número de artigos em língua inglesa. Discute-se o papel que o SciELO, um Publisher científico brasileiro, na ampliação dos horizontes dos melhores periódicos brasileiros, promovendo maior inserção internacional, e na sua afirmação como um importante instrumento nacional para estudos de psicologia.

Palavras-chave : psicologia; revistas; internacionalização; SciELO; Inglês internacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )