SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The process of institutionalization of political conditionality in the European Union and its eficacy as an instrument of democracyTransitional justice in South Africa: restoring the past, rebuilding the future author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

MEDEIROS, Marcelo de Almeida  and  VIEIRA, Amanda Aires. Lógicas de centro versus dinâmicas de margens: a questão subnacional na União Européia. Contexto int. [online]. 2007, vol.29, n.2, pp. 363-392. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292007000200004.

O presente texto é composto de três partes, seguidas por uma conclusão. Na primeira, propõe-se uma análise do estado da arte da reflexão sobre a dialética centro-periferia. A segunda aponta o quanto esta reflexão se mostra instigante para a compreensão de processos de integração regional, em geral, e daqueles da União Européia, em particular. Em seguida, a terceira parte foca a questão do multilevel governance, propondo uma análise das unidades subnacionais da Alemanha e da França, no âmago da União Européia. Finalmente, algumas considerações são feitas à guisa de conclusão. Como todo processo político, a integração regional não aporta benefícios similares a todas as suas partes. A desigualdade manifesta-se em graus múltiplos e sem preconceito de fronteiras. A dicotomia centro-periferia existe em termos geoeconômicos, mas não segundo os princípios ideológicos estabelecidos por Prebisch. Para analisar os processos integrativos, presta-se mais uma percepção de multilevel governance, em que, sem dúvida, as unidades subnacionais não podem deixar de ser escrutadas.

Keywords : União Européia; Unidades Subnacionais; Governança; Centro-Periferia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese