SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue2China's energy security and USA reactionsThe European Union: a community under construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Contexto Internacional

Print version ISSN 0102-8529

Abstract

JESUS, Diego Santos Vieira de. Treze passos para o juízo final: a nova era do desarmamento nuclear dos Estados Unidos e da Rússia. Contexto int. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 399-466. ISSN 0102-8529.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-85292008000200005.

Este artigo procura explicar por que os líderes dos EUA e da Rússia não implementaram total e efetivamente o plano de ação de treze pontos práticos para o desarmamento nuclear, estabelecido na Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear em 2000. As decisões relacionadas aos treze pontos, tomadas pelos membros dos Executivos das duas maiores potências nucleares, são vistas como resultado da conciliação de imperativos internos e externos por esses indivíduos, que enfrentam oportunidades e dilemas estratégicos distintos simultaneamente nos âmbitos doméstico e internacional. São consideradas as escolhas políticas de membros dos Executivos nacionais e estrangeiros, Legislativos e principais grupos de interesse desses países, bem como a distribuição de poder sobre a formulação da decisão nacional, estabelecida pelas instituições políticas domésticas. As hipóteses apontam que os membros dos Executivos desses países - apoiados por grande parte dos membros dos Legislativos e dos principais grupos de interesse envolvidos, como as Forças Armadas - procuraram garantir autonomia para definir a estrutura e a composição de forças estratégicas e táticas, modernizar arsenais atômicos e operar uma força capaz de lidar com contingências que envolvam não apenas potências nucleares tradicionais, mas principalmente novos Estados detentores de armas de destruição em massa e organizações terroristas.

Keywords : Estados Unidos; Rússia; Desarmamento Nuclear; Armas Nucleares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese